Skip to content

Um pouco sobre Publicidade

20/03/2012

Nunca fui muito ligada no curso de Publicidade e Propaganda, quando minha irmã escolheu esse curso na faculdade eu nem imaginava que publicidade era muito mais que apenas comerciais de televisão e propagandas de revistas. Algumas pessoas pensam como eu, mas a publicidade antes de tudo tem todo um trabalho de produção na hora de apresentar um produto decente tanto para o cliente quanto para o publico, a também muita pesquisa sobre estudo de mercado e imagem da marca no mercado. A partir disso o publicitário decide com a equipe o tipo de campanha que será utilizado para atingir o publico alvo definido pela marca, sem contar que tudo isso depende muito do quanto seu cliente tem de grana! Difícil não? Conversei com a Bárbara Bello, Claudinha Petzke e com a minha irmã, para elas poderem explicar melhor como é o cotidiano na faculdade e porque elas acabaram escolhendo este curso.



Coloquei algumas hipóteses para que as meninas pudessem me explicar melhor como elas desenvolveriam este trabalho:

Quais são as coisas básicas que devemos saber antes de escolhermos esta profissão?

Bárbara: Na verdade é um conjunto de ações, saber que você não vai ter uma vida normal, você nunca vai sair cedo do trabalho e que você precisa realmente amar o que você faz.

Claudia: Tem mesmo que amar o que faz! É o principal para ser um bom publicitário.

Publicidade é viver em um escritório?

Bárbara: Praticamente.

E qual até agora foi a maior dificuldade na faculdade?

Claudia: Acho que meio que é a adaptação a essa vida louca.

Bárbara: Acho que dificuldade você vai ter em qualquer profissão, mas é realmente você entender como o mercado funciona e saber que a vida prática é muito diferente da teoria que passam nas aulas.

E qual é a matéria que vocês encontram mais dificuldade?

Bárbara: Da minha parte são as aulas de Redação e antropologia.

Claudia: Tem algumas aulas que você pensa “Ai que saco, pra que vou precisar disso??” e essas matérias para mim são sociologia e geopolítica.

Beatriz: Em todos os cursos existem aulinhas chatas que alguém não se identifique, mas também tem aquelas que você sente prazer no que faz.

Até agora quais foram as melhores coisas que aprenderam?

Claudia: Tivemos a semana de comunicação, que foi bem legal, tivemos várias palestras com comunicadores e também oficinas de ilustradores.

Bárbara: As aulas do semestre passado de Publicidade e Propaganda. Agora estamos tendo aulas de marketing e estou usando bastante o que eu aprendi.

Para vocês qual é a relação da moda com a publicidade? Tem alguma ligação?

Claudia: Eu acho que tem ligação sim, publicidade pode se interligar com praticamente todas as áreas.

Bárbara: Acho que tem tudo haver, pois as marcas de roupas vendem um conceito e o conceito quem vende e cria são as agencias.

Vamos supor que eu tenha uma loja online de roupas para o estilo hippie, quero fazer uma propaganda para as pessoas que usam redes sociais, o que vocês fazem?

Bárbara: Primeiro temos que ver o quanto de publico que você atinge hoje, qual a faixa etária dele e como você está posicionada no mercado. Tendo todos esses dados, começamos a montar um plano de Marketing e partir desse plano nós vemos o quanto você tem de verba.

Beatriz: Temos que saber a história da sua empresa (loja)

Claudia: E em cima disso vamos ter que começar a fazer as pesquisas de mercado, concorrência, etc.

Na área da publicidade, você pode trabalhar com:

Atendimento: Quem trabalha nessa área, alem de cuidar da relação direta com o cliente também terá que discutir o que ele vai querer na seguinte campanha;

Planejamento: Já o planejador vai levantar todo o mercado do cliente, planos de marketing, quais os materiais serão utilizados, quanto irá gastar de dinheiro, etc;

Criação: Cria as campanhas que iram aparecer na televisão, revistas e em todos os meios de comunicação solicitados pela empresa; (a área mais legal)

Mídia: Estuda e indica os melhores meios, veículos, volumes, formatos e posições para veicular a campanha.

Com o curso de publicidade você aprende desde filosofia até marketing. É uma carreira que exige paciência, pesquisa e paixão! Não vai achando que vai ganhar milhões apenas com idéias, não basta apenas ser criativo, além disso tem que ter muita força de vontade. A publicidade é um mercado BEM concorrido, uma dica é você ter seu diferencial e estar sempre bem inteirado com o mundo para facilitar a sua entrada na área, no mundo da publicidade ajuda ainda mais se você tiver alguns contatos que te indiquem. É legal também ter um inglês fluente, fazer um curso de photoshop e vários outros, esses cursos de fora contam uns pontinhos a mais na hora de fazer seu currículo.

Fica a dica pra quem quer fazer a faculdade, espero que tenha ajudado um pouco na decisão de vocês.

<3
2 Comentários leave one →
  1. 20/03/2012 9:51 pm

    eu passei p/ P&P mas acabei indo fazer Psicologia x)/
    o que mais pesou na escolha foi o fato de o curso de publicidade ser novo na faculdade que eu ia fazer. Gosto da área, quem sabe eu não venha a trabalhar na área como psicóloga? (:

  2. 20/03/2012 11:55 pm

    HELOO SUA LINDA, EU TAVA MEIO EM DUVIDA SE IA FAZER PUBLICIDADE, AI TUA POSTAGEM ME AJUDOU OBRIGADO ❤

Deixe um comentário

